17 de março de 2012

Volvo Ocean Race 2011-2012 - Itajaí Stopover (1)



A Volvo Ocean Race, também conhecida como VOR, é a mais tradicional regata de volta ao mundo em barco a vela. A regata atravessa quatro oceanos e cinco continentes e tem nove meses de duração.  O desafio dos velejadores é ainda maior quando se pensa no percurso como um todo, que totaliza nada menos do que  37 mil milhas náuticas, ou seja, cerca de 69 mil km. Só para termos uma ideia da grandiosidade do percurso, uma volta ao redor do mundo pela linha do Equador equivale a cerca de 40 mil km. 



Não existe outro evento  que desafie mais a tripulação e leve os barcos tão aos seus limites.   Algumas pernas (trajetos de porto a porto) podem durar cerca de 30 dias, tudo isso navegando sem parar dia e noite e muitas vezes enfrentando uma diferença de temperatura que pode variar entre – 5 e 40° C. 


Não há dúvidas de que a Volvo Ocean Race é um desafio em todos os sentidos, seja no quesito humano ou tecnológico. Os tripulantes enfrentam nove meses de competição, além de ventos muito fortes, gelo, ondas gigantes e tempestades. Já os barcos são comparáveis aos carros de Fórmula 1 no que diz respeito à tecnologia empregada e chegam a atingir até 70 km/h, podendo percorrer quase mil quilômetros em um único dia. Não há tempo há perder, afinal, no fundo, no fundo, trata-se de uma corrida, ou seja, ganha quem chegar primeiro.




Rota Oficial 2011-2012

Este ano Itajaí vai sediar a única parada da VOR na América Latina, escolha motivada pela localização estratégica da cidade, pois encontra-se inserida no centro de um grande pólo populacional, próximo a Balneário Camboriú e a apenas sete quilômetros do Aeroporto Internacional de Navegantes.


Durante a parada em Itajaí (prevista para abril/2012) na Vila da Regata, ao lado do Centroeventos (no final da popular Beira Rio), o público encontrará uma verdadeira plataforma de entretenimento incluindo: visita aos veleiros participantes, shows musicais, cinema 360 graus, entre outras atrações.

Saindo de Itajaí os veleiros seguem em direção a Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway (Irlanda).

Nas próximas postagem vamos publicar mais informações sobre Itajaí (e algumas atrações turísticas da cidade) e a VOR.


Fotos e Informações obtidas em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...