7 de junho de 2012

Tour pela Cidade Alta em Porto Seguro


 
O primeiro passeio que fizemos foi o city tour para conhecer a CIDADE ALTA (próxima ao aeroporto), parada obrigatória para os milhares de turistas que visitam Porto Seguro, onde assistimos a apresentação de danças e capoeira com a participação voluntária de alguns turistas.


O Pedro (camiseta preta e óculos) e a Sílvia (lá no fundo, atrás do Pedro)
participaram da apresentação de dança.




Na cidade alta fica o centro histórico, que formou a primeira vila do país a partir do século XVI e encontramos muitas referências ao descobrimento do Brasil, entre eles o Marco da Posse - um monolito de pedra gravada com uma cruz supostamente trazido de Portugal para confirmar o domínio das terras recém descobertas por Cabral.



A CIDADE ALTA é um conjunto de casarios antigos (igrejas, prédios públicos e casas particulares) tombado pelo patrimônio nacional. A vila foi  restaurada na época do 500º aniversário do descobrimento do Brasil.





A divisão em cidade alta e cidade baixa é uma forma bem peculiar de urbanização pelos portugueses aproveitando a topografia (regiões planas ao nível do mar e outras mais elevadas).




Mais protegida e geralmente fortificada, na cidade alta ficam os prédios públicos, as igrejas e as residências dos mais abastados (com eira e beira), abaixo, na cidade baixa, o comércio, o porto e os sem eira nem beira. Lisboa e Salvador são exemplos dessa mesma forma de urbanização.




No centro histórico você vai encontrar lojinhas de artesanatos, barzinhos, alguns índios vendendo artesanato e barraquinhas de baianas vendendo acarajés, tapiocas e pimenta.







No próximo post, a Passarela do Álcool...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...